
A exposição que estão prestes a ver é o resultado de 20 anos de experiências estéticas, dos desenhos para as pinturas com tinta acrílica, tomando a forma que hoje vos apresento.


A exposição “Isso não é surreal” também é fruto de reflexões sobre o processo colonizador das mentes por meio de uma moral branca, cristã, europeia e heteronormativa. Trata-se de um processo de cura através da arte, decolonizador, onde posso me reconciliar com meus demônios pessoais e lidar com as memórias traumáticas, marcas da violência exercida contra nós, membros da comunidade LGBTQIA+ desde nossa infância.



A ficção ciêntífica e as histórias de terror sempre ajudaram a povoar a nossa imaginação, a literatura, o cinema, os desenhos animados, os HQs, o Rock & Roll e a Filosofia são inspirações que junto de movimentos artísticos como a Pop Arte e o Renascimento influenciam no processo criativo e tomam corpo nessas criações que flertam também com o expresionismo e com o Queer futurista. Aqui o “futuro” paira sobre o arcaico e ilumina com as cores vibrantes do arco-íres, anuncia-se uma nova primavera.
Sou João Wagner Daruich e lhes desejo uma ótima viagem.


A exposição “Isto não é surreal” só foi possível devido ao trabalho conjunto de pessoas maravilhosas que aceitaram fazer parte dessa aventura para a realização de um sonho, caso não as tivesse ao meu lado, provavelmente essa exposição não faria parte desta edição da revista Memórias LGBT+, portanto, quero agradecer:


Nasci em 1968, no Brasil, em um período complicado para arte e cultura! Obviamente isso foi crescendo dentro de mim e, então, comecei a me movimentar no mundo artístico por volta de 1980, felizmente até hoje vivo de arte, hora arte, aplicada hora arte pura! Curadoria e técnico de produção artística e estética durante todo o processo criativo do artista.


Fabiano Fernandes é Mestre em Letras pela UNIFESP. Autor dos livros Poesia se é que há (2008), Diálogos que ainda restam (2010), Rastros para um testamento (2012), Em meio ao ruídos urbanos (2016) e Badaladas de uma preliminar (2020). Produtor e apresentador do Sala de Leitura com Fabiano Fernandes Garcez no Youtube: https://www.youtube.com/@FabianoFernandesGarcez
Autor da poesia: Policromia Íntima


Silvio Neves de Souza, professor atuante na área de História desde 2009 da rede pública estadual de São Paulo. Músico com formação no popular e professor de violão. Compositor, produtor e realizador da trilha sonora da exposição em 3D Contato: thanderlion2@gmail.com Instagram: https://www.instagram.com/silvio_enne_esse/


Heloísa Vivanco, formada em Arquitetura e Urbanismo na USJT/SP. Pós-Graduação em Gestão de Museus pela ABGC/EXPOMUS. Pós-Graduação em Arte: Crítica e Curadoria pela PUC/SP. Mestranda em Museologia pela ULHT em Lisboa, Portugal. Criação da Exposição virtual em 3D : heloisa.vivanco@gmail.com


Henrique Godoy A. de Souza, criado bairro do Butantã em São Paulo e formado em Fotografia. sou Mestre em Museologia, hoje doutorando em Sociomuseologia na ULHT em Lisboa, Portugal e pesquiso museus de memória política.


Design gráfico e diagramação da exposição em formato 2D para a revista
Leandro Forte é programador digital, entusiasta em produção musical e contrabaixista amador. forteleandro7@gmail.com
Mixagem de som para a exposição em 3D
Muito obrigado a todos, João Wagner Daruich

Os conteúdos textuais e imagéticos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista da Revista Memórias LGBT+ e de seu editor.
A revisão gramatical e ortográfica dos textos é de exclusiva responsabilidade das pessoas que escreveram os textos.